
Conheça mais sobre a nossa metodologia


Utilizada em todos os processos IncaaS, Triztorming© é uma metodologia composta por ferramentas para quebra da inércia psicológica.
Tratam-se de ferramentas disruptivas, inéditas e metódicas para geração de insights - tijolos básicos para a criatividade - voltados à concepção de ideias para novos projetos, à resolução de problemas e, claro, à criação de novas e boas broncas (afinal, a gente não quer ficar desempregado, não é mesmo?), em qualquer fase de um negócio e em todas as áreas de conhecimento. Inspirado por frameworks estabelecidos há mais de 80 anos, Triztorming© é capaz de guiar sua criatividade (e a de sua equipe) a agir de modo diferente, condição necessária para promover a inovação sistêmica, seja nos negócios ou na vida!
Nossas Ferramentas

Algumas ferramentas Triztorming®,
adaptadas à resolução e criação de problemas



Triztorming: O Livro
Aguardando lançamento oficial pela editora!
Desenhar novos caminhos! É onde Triztorming© entra, oferecendo ferramentas que ajudam você a criar em direção à Inovação por meio do trabalho metódico. Não por magia, dom ou acaso!

Proposta de valor
-
Expansão metódica da criatividade
-
Método científico para alavancagem dos negócios (Growth Hacking)
-
Determinação dos conceitos/princípios que regem um negócio
-
Formação de mindset negocial criador
-
Modelagem de negócios como sistemas minimamente previsíveis
-
Criação de tendências de forma metódica
-
Percepção de cenários
-
Desenvolvimento de soluções e geração de bons problemas por contradições dirigidas
-
Conversão da Inovação em um processo corriqueiro nas organizações


+200 startups atendidas
+2750 alunos

+60 squads

+50 consultores

Gláucio Bezerra Brandão (ou GBB-San)
Diverte-se há mais de 20 anos no desenvolvimento de elementos e ambientes de inovação - incubadoras, startups, agência de inovação, parque tecnológico, cursos de graduação e pós-graduação -, disfarçado de professor universitário, aprendendo com (e mais do que) os alunos nas disciplinas de tecnologia (engenharias e computação), empreendedorismo inovador, startup, metodologia científica & tecnológica e outras, o que faz com que pareça mentor, consultor e avaliador em vários projetos para várias agências. Tanto fez que está desenvolvendo um instituto de negócios, o IncaaS, para incutir nas empresas o sentimento de que elas próprias devem fomentar startups em seus parques, proposta esta que foi "sabiamente" validada pelo CNPq, fazendo com que GBB-San se sentisse pesquisador e embaixador em Extensão Inovadora pela maior agência de fomento à Ciência e Pesquisa do nosso Brasil.
Tendo percebido há muito tempo que toda solução inovadora nasce do estímulo à criatividade - seja por problemas ou oportunidades, os quais são as melhores fontes para ideias - e acreditando ainda que a criatividade pode ser sistematicamente expandida, o autor partiu em busca de metodologias ativas que pudessem ser ensinadas e que não dependessem exclusivamente de habilidades inatas ou de processos de tentativa e erro. Encontrou a mais poderosa delas, a Teoria para Resolução Inventiva de Problemas, ou TRIZ, e o mundo passou a sorrir inovadoramente para ele: "Agora posso ser metodologicamente criativo e ensinar isso às pessoas!".
Por seu interesse estar sempre voltado à popularização da Ciência, geração de empregos, renda e Inovação, coisa que só o Mercado entende, trabalhou por mais de 12 anos adaptando a TRIZ à Criatividade Negocial (mas que pode ser aplicada à qualquer área de interesse), com o intuito de desenvolver Modelos de Negócio baseados em uma Ciência Empreendedora e compartilhá-la com a classe corporativa.
Triztorming© é, ao mesmo tempo, esse resultado e tem isso por desafio.


Por que Triztorming©,
um método de criatividade sistêmica, importa?
De que adianta pensar em inovar se não temos formas de quebrar bloqueios mentais? Como criar soluções ou novos problemas geradores de Mercado, se não nos sentimos criativos? Não é lendo inúmeros livros sobre criatividade ou resolvendo exercícios - que mais frustram do que de estimulam - que desenvolveremos nossa capacidde criatividade, pois ela é inata. A melhor forma de fazer isso é tornar-se hábil no uso de ferramentas simples, que ajudem nosso potencial criativo instalado. Não temos interesse em resolver quebra-cabeças de 1.000 formas diferentes. Precisamos de métodos que apontem apenas uma forma.
“(...) As forças que mudam a estrutura econômica e o panorama setorial podem originar-se no interior do sistema. Schumpeter argumenta que a inovação, não raro, resulta de fatores endógenos e que sua principal fonte é o empreendedorismo criativo. No entanto, a inovação schumpeteriana ainda é uma caixa-preta, por ser fruto da engenhosidade dos empreendedores, e não estar sujeita à reprodução sistemática”
[ Kim & Mauborgne em A Estratégia do Oceano Azul. 2005 ]
"A parte desafiadora é que não existe momento de criação mágico. Os criadores passam quase todo tempo perseverando, apesar da dúvida, do fracasso, do ridículo e da rejeição, até conseguirem realizar algo novo e útil. Não existem truques, atalhos ou esquemas para se tornar criativo de uma hora para outra. O processo é comum, ainda que o resultado não seja. Criar não é magia; é trabalho"
[ Kevin Ashton em A História Secreta da Criatividade. 2016 ]
Desenhar novos caminhos! É onde Triztorming© entra, oferecendo ferramentas que ajudam você a criar em direção à Inovação por meio do trabalho metódico. Não por magia, dom ou acaso!
